Site criado pelos acadêmicos de Educação Física do 7º período, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2010.2), sob orientação do professor Madeira Filho.




Com função de informar aos leitores sobre o tema abordado (Lutas), em suas diversidade de opções, como o karatê, Jiu-Jitsu, MMA, etc., dando referências para pesquisas acadêmicas, informativas, etc., proporcionando assim, uma interação de diferentes níveis de conhecimento da área.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O surgimento do Vale Tudo – MMA




O vale tudo é uma modalidade de luta com contacto pleno (full contact) em que os adversários nem sempre precisam seguir um único estilo de arte marcial. Por exemplo, um lutador de jiu-jitsu pode lutar contra um lutador de muay thai.
Essa modalidade foi muito difundida no Brasil, inicialmente pelos irmãos Gracie. Hélio Gracie inclusive adaptou o jiu-jitsu tradicional para um jiu-jitsu aplicável ao Vale tudo.
Rickson Gracie foi um grande adpto dessa modalidade de luta, e é tido como o maior lutador desta modalidade em toda a história, realizava seus duelos e desafios de Vale- Tudo com frequência na cidade do Rio de Janeiro, tais combates, existiam, pois não havia campeonatos de MMA, e os combatentes se desafiavam para "lutas fechadas" que se davam em academias ou em fundo de casas, onde existiam apenas duas ou três regras ou nenhuma. Muitos lutadores de alto nível, estão hoje desconhecidos para sempre, pois as lutas não eram este evento grandioso cobrido amplamente pela mídia. Muito desses herois desconhecidos, se tornariam vencedores, ricos e famosos se não fossem separados por um lapso de tempo entre o periodo em que lutavam por lutar e hoje, com o MMA altamente lucrativo. O Vale- Tudo é uma modalidade de combate sem armas, onde os lutadores utilizam apenas os seus corpos para ferir e possui com isso, poucas regras, o suficiente para preservar a integridade física dos lutadores, bastante amplo em termos técnico-táctico com um sistema muito próprio de preparação e desenvolvimento bastante complexo devido à exigência das lutas.
O Vale- Tudo ocorre na maioria das vezes clandestinamente. Atualmente não há lutas de Vale-Tudo televisionado, no Brasil, antes as lutas chegaram a ser exibidos na televisão, mas após um atleta com o braço quebrado por um lutador Gracie ficar agonizando ao vivo, esse esporte passou a ser perseguido e criticado no Brasil.
O evento que mais difundiu a modalidade que se aproxima de um Vale-tudo foi o Ultimate Fighting Championship. No Japão, Rickson levou as lutas e a popularizou, tinhamos nesse pais, "O Open Japan Free Style" e O PRIDE Fighting Championships que já destacou muitos lutadores de diversas categorias de artes marciais.
O MMA (artes marciais mistas) é um esporte que surgiu com a inclusão de algumas regras ao antigo vale tudo, o que fez o termo vale tudo cair em desuso.
Na atualidade os praticantes de MMA fazem em conjunto diversos tipos de artes marciais em contacto pleno (full contact). Por exemplo, no Brasil jiu-jitsu + boxe + muay thai, nos Estados Unidos kickboxing + muay thai + sanshou + wrestling, outros fazem kickboxing + muay thai + jiu-jitsu. Como não segue uma filosofia de vida que visa o engrandecimento do ser humano, o vale tudo usualmente não é considerado uma arte marcial mas apenas um sistema de luta moderno, apesar da sua eficiência combativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário